terça-feira, 17 de maio de 2011

"Sim... Parece-me Interessante, Mas Ando Muito Ocupado!"

O QUE RESPONDER QUANDO NOS DIZEM QUE “NÃO TENHO TEMPO PARA ISSO!”?





Um – Então diz-me lá o que é que podes fazer para lidar com as objeções de alguém, quando estás a apresentar a tua oportunidade de negócio?



Outro – Objeções, como?!?



Um – Por exemplo, aquelas que surgem quando começas a apresentar a tua oportunidade, ou quando te atendem o telefone, ou a clássica: “Sabe, acho isso muito interessante, mas acontece que agora não tenho lá muito tempo disponível… Ando um bocado OCUPADO!!!



Outro – Ah! Essa conversa… O que é que tu costumas fazer nessas ocasiões?







Um – Há várias razões para ouvires a resposta “Ando Ocupado!!”. Mas o mais importante é tu saberes que deves responder não em função da objeção, mas sim em função do significado dessa objeção.



Outro – Como assim?



Um – Bom, a primeira coisa é que a pessoa pode não estar a objectar nada, e pura e simplesmente está a colocar uma questão com sentido e bastante pertinente.


Outro – Pois… e então nessas situações o que é que devo fazer?



Um – A pessoa pode estar efectivamente a dizer-te que nesse momento, não tem mesmo tempo para falar contigo. Podes simplesmente ter ligado em má altura… Isto é facilmente compreensível, porque a pessoa quase sempre justifica-se porque é que não é boa altura para falar contigo. O que deves fazer nessa situação, é marcar com a pessoa, uma outra hora, que lhe seja mais conveniente ouvir-te.


Outro – Ok! Percebi. A segunda razão pela qual as pessoas podem dizer que andam ocupadas para iniciar um negócio é…


Um – A segunda razão podemos chamar-lhe “Quadro Mental”…




Outro – Quadro Mental? Essa é boa…



Um – Já ouviste frases do género: Gostava muito, mas agora não tenho tempo”, “Isso parece muito interessante, mas eu não tenho tempo agora para isso”, …?



Ora, estas frases, especialmente quando repetidas várias vezes, indicam-te o Quadro Mental dessa pessoa. É como se estivesses a ouvir a sua profecia auto-realizada…


Outro – Sim… E então o que é que eu devo fazer?



Um – A última coisa que deves fazer é contra-argumentar, dizendo que na verdade ela tem tempo, e coisas do género…
Podes logo começar por ser uma pessoa influente que fores um facilitador quer lhe mostra que no fundo ela até tem tempo.



Outro - OK! Mas como!




Um – Por exemplo, fazendo um exercício simples de registo da sua ocupação do tempo, ao longo do dia ou da semana… Assim, ela poderá perceber de uma forma nítida que até tem tempo disponível para integrar a tua oportunidade de Negócio.


Outro - E se por acaso, elas estiverem pouco disponíveis?



Um – Isso pode acontecer curiosamente se a pessoa entender que a tua apresentação de negócio, é mas é uma perda de tempo … valioso para ele!!! Por isso a importância de seres tu a mostrar-lhes que cabe-lhes a elas serem boas gestoras de tempo, de modo a que possam distribui~lo bem ao longo do dia ou da semana, de modo a que, caso seja essa a sua opção, poderem ter tempo para descobrir novas formas de gerir e valorizar de forma eficaz o seu tempo.



Outro – Estou a começar a perceber…



Um – Faz todo o sentido, seres tu a disponibilzares-te para seres o coach dela…


Finalmente, a terceira razão para as pessoas te dizerem que não têm tempo, pode ter a ver com algo que elas não te queiram dizer. Por isso dizemos que são as razões ocultas ou encobertas. Por exemplo podem já ter experimentado outros conceitos de MMN; podem conhecer outras pessoas que andaram no MMN e não tiveram sucesso; …,


Outro – Sim. Faz sentido…As razões encobertas.




Um – Aqui, tens de tentar ser capaz de descobrir a raiz da questão. A pessoa provavelmente tem mais para te dizer. Por isso, tens de ter a capacidade de identificar o que a retém. Se conseguires esta proeza, seguramente que vais não só conseguir afiliar mais alguém à tua Oportunidade, como terás certamente iniciado a construção de uma relação baseada na ajuda e inspiração pessoal.


Outro – Sem dúvida. Vamos a isso!!!



Se gostou desste nosso Post, deixe aqui o seu comentário, ou envie-o aos seus amigos. Nós ficamos-lhe particularmente agradecidos.


Até breve!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário